Erros a serem evitados na contabilidade da empresa

Na era digital, o trabalho contábil é muito facilitado graças ao software de contabilidade. No entanto, podem ocorrer erros e exigir que o contador recomece do início. Essa recuperação gera perda de tempo que gera prejuízo financeiro para a empresa. Concentre-se nos erros mais comuns.

1. COMBINAR SUAS DESPESAS PESSOAS E COMERCIAIS

O menor erro é fatal na contabilidade de uma empresa. Por outro lado, o fato de usar sua conta pessoal para fazer a contabilidade da empresa pode distorcer as contas.

2. ADIAR REGISTROS

Apesar de um dia exaustivo repleto de viagens de negócios e compras, não deixe todos os seus recibos no fundo da sacola para guardá-los mais tarde. Eles podem se acumular ou até mesmo se espalhar, não será fácil registrá-los um a um.

3. GASTAR SEM DEFINIR UM ORÇAMENTO

Esse erro é mais comum entre as pequenas empresas e os autônomos. Deve ser evitado porque o planejamento de seu orçamento permitirá que você limite suas despesas e estabeleça suas metas financeiras.

4. NÃO GUARDAR RECIBOS

É essencial guardar todos os recibos porque as despesas comerciais são reembolsáveis ​​e, ao perdê-los, pode perder importantes deduções fiscais.

5. NÃO ADERIR UM SOFTWARE DE CONTABILIDADE PODE GERAR ERROS

Erros de entrada de dados são os mais comuns na contabilidade. Embora eles não possam ser evitados 100%, existem ferramentas que você pode usar para melhorar seus procedimentos e garantir que os erros sejam corrigidos rapidamente.

6. EXTRAVIAR SUAS CONTAS

As faturas representam prova para a administração tributária. É importante mantê-las com cuidado para justificar suas contas durante uma auditoria fiscal.

7. COMETER ERROS NA ENTRADA DE DADOS

A vigilância é importante, pois um erro de entrada, a inversão de números, a inversão entre crédito ou débito, um relatório incorreto ou recopia de dados ou uma leitura errada podem distorcer todas as suas contas. No entanto, uma revisão é necessária após cada entrada.

8. INSERIR DADOS EXTRA

Esquecer um dado é uma fonte de erros que o obrigará a refazer todas as suas contas. No entanto, esse é um erro que pode ser facilmente evitado. Mesmo caso para dados adicionados em excesso após uma manipulação falsa.

Outro erro, muitas vezes cometido, é a omissão ou esquecimento de certos dados. Se o contador considera que tais dados não são importantes e não os incluem. Por outro lado, isso pode se tornar o elemento que falta que levará a refazer todas as contas. Por outro lado, o manuseio incorreto pode fazer com que um contador adicione muitos dados.

9. NÃO CONTAR COM AJUDA PROFISSIONAL

A contabilidade inclui etapas que se beneficiariam em serem realizadas por um profissional, neste caso um contador. Os profissionais podem evitar muitos erros que podem ser fatais para você. Essas etapas consistem em: faturamento, pagamento de funcionários, remessa de impostos, pagamento de adiantamentos, etc.

Na contabilidade, é óbvio que o menor erro é fatal. Portanto, é muito importante que mais do que qualquer pessoa em uma empresa, um contador esteja constantemente vigilante. O erro que os contadores muitas vezes cometem é a falta de expectativa, porque então a empresa se vê incapaz de planejar sua estratégia.

Outro erro fundamental é sentar-se sobre o que você aprendeu e não se atualizar regularmente, e as leis nessa área estão em constante evolução. A perda de faturas também pode prejudicar a contabilidade, assim como usar sua conta pessoal para fazer contabilidade comercial.

POR QUE CONTRATAR UM CONTADOR PARA EVITAR ERROS?

Isso impedirá que você descubra que um cliente não paga pelo seu serviço há 3 meses, por exemplo, e que o seu fluxo de caixa está ruim. Cabe a você definir um horário preciso para cumprir suas obrigações fiscais: durante o dia, a semana, o mês, o trimestre …

No entanto, cabe a ele fazer um plano das obrigações jurídicas e financeiras a que a sua empresa está sujeita: contracheque, declaração de IR, etc. Se não respeitar os prazos, corre o risco de sobretaxas.

Por outro lado, cabe a você saber por quantos anos você deve manter os documentos contábeis ou fiscais, por exemplo.

Um mal-entendido com um fornecedor, um erro no preço de um componente de seu produto pode fazer com que você venda com prejuízo para seus clientes. Uma inadimplência de fluxo de caixa mal antecipada pode colocar sua empresa em dificuldades. Também depende dele pensar em relançar os maus pagadores a tempo.

Por fim, além de manter suas contas e preparar suas contas anuais, ele poderá aconselhá-lo sobre a melhor forma de desenvolver seu negócio.

Compartilhe

Pesquisar
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Galeria

Posts Relacionados

Veja abaixo mais Notícias para o seu negócio