Como abrir uma empresa em Salvador (BA)

Está tentando abrir uma empresa em Salvador (BA) mas, não sabe nem por onde começar?

Neste conteúdo, apresentaremos para você um passo a passo completo do que deve ser feito e quais são os melhores caminhos a tomar.

Vamos lá?

Como abrir uma empresa em Salvador (BA)

– Veja se o nome da empresa já existe:

A primeira coisa que você precisa fazer para abrir uma empresa em Salvador, é determinar o nome jurídico dela.

Ou seja, é preciso escolher a Razão Social.  Além disso, é importante que saiba que o nome precisa ser único, não podendo ter mais ninguém da cidade com o mesmo.

Para saber se o nome está em uso ou não, você pode acessar o site da Junta Comercial da Bahia (JUCEB).

Assim, com passos bem simples, você acessa o site e verifica se já existe uma empresa com o mesmo nome que a sua. Caso exista, será preciso escolher outra.

– Verifique os CPF:

Agora que você já definiu o nome da empresa, está na hora de verificar se os CPFs seu e do seu sócio estão em dia com a Receita Federal.

Além disso, essa verificação é uma forma de confirmar se os dados estão dentro do que está no registro da RF.

Fique tranquilo que essa consulta é gratuita e você pode fazer no site da RF e na JUCEB.

– Prepare a documentação:

Com os CPFs tudo em dia, está na hora de preparar os documentos para da entrada na abertura da empresa.

As movimentações precisam ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Salvador – SEDUR e na JUCEB.

Para preencher os documentos, será necessário obter informações como:

  •       O endereço que será localizada a empresa;
  •       Capital Social;
  •       Atividade da empresa;
  •       Percentual de participação de cada sócio;
  •       Quem vai ser o responsável principal?
  •       Estado civil dos envolvidos;
  •       Profissão atual dos sócios.

Todos os documentos vão precisar ser autenticados, seja os pessoais quanto comprovante de residência de cada um dos sócios.

– Veja se a empresa vai poder atuar no endereço comercial desejado:

Com o passo anterior concluído, é preciso saber se é possível desenvolver as atividades pretendidas no endereço comercial desejado.

Para isso, é necessário o preenchimento de alguns dados importantes, como:

  •       Formulário no site SEDUR;
  •       Foto da fachada do imóvel, mostrando as edificações ao lado;
  •       Mapa de localização;
  •       Inscrição do imóvel.

– Local liberado:

Depois que a SEDUR liberar o local para a sua empresa atuar, você vai precisar pagar uma taxa.

O valor varia de acordo com a atividade realizada, então, não dá para definir aqui com você um custo.

Para a liberação do local, será preciso apresentar o TVL, que é um documento que comprova que a atividade pode ser exercida no local.

– Envio do BDE:

Por fim, você vai precisar enviar o DBE à Receita Federal. Trata-se do documento básico para dar entrada ao seu número do CNPJ.

 

Certamente abrir uma empresa não é tão simples quanto parece. Precisa de ajuda especializada? Entre em contato conosco para que possamos deixar a sua empresa prontinha para começar a lucrar.

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